TUG é uma tomada de uso geral, utilizado para alimentar equipamentos diversos, por exemplo, em uma sala vários equipamentos diferentes podem ser plugados na mesma tomada (não simultaneamente). Ex.: Uma televisão, um equipamento de som, um modem, um videogame, um liquidificador, uma geladeira, um secador de cabelo, um computador.
Nesses casos, os equipamentos são de baixa corrente elétrica, por isso podemos plugar diversos tipos de equipamentos.
Segundo a NBR5410, você vai ter que prever TUGs em quartos, salas, cozinhas, área de serviço, banheiro, etc.
A TUE é uma tomada de uso específico, utilizada para alimentar apenas um equipamento ou grupo de equipamentos já previamente dimensionados.
A norma indica que os equipamentos acima de 10A devem ser considerados TUEs. Na tensão de 220V, 2200W.
Segundo a NBR 5410,
"9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente."
Mas esse não é o único critério para ser uma TUE. Por exemplo, bombas de recalque muita vezes pode ter corrente elétrica abaixo de 10A, mas consideramos um circuito dedicado. Tendo em vista que além de ser um motor (que pode ter variação de corrente) é inconveniente plugar outros equipamentos no mesmo ponto de tomada.
No caso de chuveiros elétricos, pela potência deve ser considerado TUE.
No caso de ar-condicionado, mesmo que a corrente não ultrapasse 10A, recomendo também considerar como TUE. Pois é um equipamento que tem maior corrente de partida e caso apresente defeito, a corrente elétrica aumentará, entrando em sobrecarga.
Siga-nos nas redes sociais!
Instagram: www.instagram.com/enggabriel.eletrica
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCc2RKtNXrpkHMYzSLn41-bA
Conheça o nosso curso: www.eng-gabriel.com
#eletricadiretoaoponto
Serviços: Elaboração de Projetos Elétricos e de Cabeamento, Fiscalização de Obras, Execução de Serviços, Manutenção e Laudos
Atuação: Residencial, comercial e hospitalar.
Experiência Profissional: Estaleiro Atlântico Sul, Hemobrás, e hoje atuo como Engenheiro Eletricista na área Hospitalar.
Experiência em Ensino: Professor particular aos 17 anos, Professor Voluntário de Robótica, Professor de Curso de Arduino, Professor de Curso de Projetos Elétricos, Ex-Professor da UFPE.
Formação: Engenheiro Eletricista formado pela UFPE. Pós-graduado pela UCAM em Eng. Elétrica, Eletrônica, Eletromecânica e gerenciamento de Manutenção.
Engenheiro que atua em campo, acompanhe pelo Instagram @enggabriel.eletrica